segunda-feira, 6 de junho de 2011

The Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band



(por @lud_mi_la)

Lançado em 1967, o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é tido como o mais aclamado álbum da banda inglesa The Beatles, tanto pela crítica quanto pelo público. Considerado pela revista Rolling Stone como o melhor e mais influente álbum de rock de todos os tempos, o emblemático LP foi definido como um verdadeiro ícone do rock’n’roll e uma das obras mais significativas do século XX.
O disco surgiu, antes de tudo, da necessidade de inovar. Com sete álbuns lançados, o quarteto de Liverpool já mostrava, nas últimas duas produções (Rubber Soul e Revolver), um progressivo amadurecimento musical, com letras e melodias mais longas e complexas em lugar da ingenuidade do rock produzido no início da década de 60. Movidos pela ideia de criar algo inteiramente novo, como o mundo nunca havia visto até então, os Beatles passaram nove meses em estúdio para lançar aquele que seria o primeiro álbum conceitual da história do rock.
            O Sgt. Pepper’s nasceu numa época em que o mundo sofria profundas mudanças de ordem político-social, desenhadas sob a tensão da Guerra Fria. Os Estados Unidos invadiam o Vietnã, Martin Luther King Jr. liderava o movimento pelos direitos civis dos negros, a China de Mao Tsé-Tung promovia a Revolução Cultural. Era também o início da era hippie, o chamado ‘Verão do Amor’, quando a ideologia de paz e amor foi amplamente difundida pela juventude.
Os próprios Beatles, cansados da imagem que haviam criado, ansiavam por uma mudança. Eles decidiram então parar de vez com as exaustivas turnês, em que a histeria do público não permitia que eles escutassem a si mesmos durante os shows, e tornarem-se uma banda de estúdio. A mesma decisão que levou a crítica a condenar a banda ao fracasso, na afirmação de que uma banda de estúdio não sobreviveria à exigência do público, foi o fator responsável pela criação do álbum.
Pode-se citar como exemplo a faixa-título, Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, que é introduzida por ruídos de pessoas conversando e de uma banda afinando os instrumentos. A última frase da música diz ‘let me introduce to you the one and only Billy Shears’ e a faixa dois é inserida emendada na primeira, sem pausas ou os tradicionais segundos de silêncio que, em geral, dividem as faixas de um álbum – recurso que, aliás, é utilizado no Pepper como um todo.
A capa e as canções do Sgt. Pepper’s fomentaram os boatos que deram origem a uma das maiores conspirações do mundo pop: a de que Paul McCartney havia morrido num acidente de carro e que um sósia estaria em seu lugar. O álbum estaria repleto de mensagens subliminares que indicariam aos fãs que o baixista estava morto, e a capa seria uma verdadeira coleção delas. Há quem diga, por exemplo, que a foto representava um funeral, com mensagens subliminares, algumas sutis, outras não, que informavam a morte do Beatle e em que local estaria enterrado. Nenhum Beatle afirmou que as ‘pistas’ eram propositais, mas esta publicidade involuntária ajudou e muito o grupo na venda de seus discos.
Numa época em que vários nomes célebres da música estavam reinventando seu estilo de compor e gravar – como, por exemplo, Bob Dylan, Jimi Hendrix e o Led Zeppelin –, o Sgt. Pepper’s nasceu de uma competição criativa e influência mútua entre o líder da banda americana The Beach Boys, Brian Wilson, e Paul McCartney. Wilson sentiu-se desafiado a criar um álbum inovador após ouvir o Rubber Soul – álbum dos Beatles lançado em 1965 e considerado por muitos o divisor de águas na obra do quarteto britânico – que julgou o disco mais impressionante já feito. Surgiu então o Pet Sounds, lançado em 1966, cuja audição que inspirou e motivou os Beatles a criarem o Pepper.
Tanto o Pet Sounds quanto o Pepper, desenvolvidos com novas técnicas de gravação (oito canais ao invés dos quatro tradicionais, por exemplo) e inovadores no aspecto musical, com a inserção, por exemplo, de instrumentos clássicos na feitura do rock, algo impensado até então, causaram uma revolução no modo de pensar e produzir um álbum musical.
Em relação aos primeiros álbuns da banda, o Sgt. Pepper’s tinha pouco apelo comercial. Suas canções não são tão fáceis de executar ou cantar como canções antigas do grupo. Nas letras, o grupo reflete a liberdade vivenciada no momento. Da psicodelia, ao surrealismo, à revolta e ao amadurecimento. Destacam-se no álbum:

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band:


A primeira faixa do oitavo álbum da banda inglesa começa com ruídos de uma platéia. Logo em seguida, surge uma guitarra que, ao ser ouvida, já anunciaria o ar de novos rumos que a banda estava tomando. A última frase da música fala "Conheçam Billy Sheers", suposto cover de Paul McCartney, que havia morrido segundo teorias conspiratórias de fans:



With a Little Help From My Friends:


Um pouco mais "na pegada" dos Beatles, With a Little Help From my Friends  foi composta por McCartney e cantada por Ringo Starr. A música fala sobre dificuldades e a importancia da ajuda de amigos para transpô-las. A canção ganhou um arranjo poderoso e visceral na voz do cantor Joe Cocker, cuja apresentação mais marcante é exatamente com esta música, no Woodstock 1969:



Lucy in the Sky With Diamonds:


Frequentemente atribuída ao LSD (cujas iniciais, inclusive, citam o nome da droga), Lucy in The Sky With Diamonds é uma das mais significativas músicas do álbum. Seu conteúdo é pura psicodelia, da melodia inicial da guitarra à letra:
"Picture yourself in a boat on a river
With tangerine trees and marmalade skies
Somebody calls you, you answer quite slowly
A girl with kaleidoscope eyes
Cellophane flowers of yellow and green
Towering over your head
Look for the girl with the sun in her eyes
And she's gone".


Apesar das possíveis alusões à droga, a música, segundo Lennon, surgiu de uma fotografia de uma amiga de seu filho, Julian (para o qual, um ano mais tarde, McCartney comporia Hey Jude), chamada Lucy Vodde.



A Day in The Life:


A day in the life surgiu de duas letras incompletas: uma, a letra que Lennon havia composto, com começo e fim, mas sem meio; outra, de McCartney, com meio, mas sem começo e fim. A música conta com partes instrumentais ruidosas, feitas por 40 músicos de orquestra e com 4 overdubs, para gerar um efeito semelhante ao de 160 músicos tocando. Em seguida, um toque de despertador anuncia a entrada da parte de Paul, que começa com "woke up, fell out of bed" (acordei, caí da cama) e finaliza com a volta de John seguida pelo overdub instrumental, acabando em um acorde de piano:




Sergeant Pepper’s Lonely Hearts Club Band, mais que um álbum, é um artefato contracultural que quebrou paradigmas e deixou como legado, além de uma forma inteiramente nova de pensar e elaborar um álbum, todos os traços que permeiam a vanguarda pop atual.

2 comentários:

Quando eu ouço "Getting Better" eu só me lembro de meus tempos totalmente analfa em Beatles: a canção embalava comerciais da Philips.

hehe, pode crer! lembro que conheci várias músicas deste álbum através de versões, como a do Joe Cocker de "With a Little Help From my Friends" e a versão do Raul Seixas de "Lucy in The Sky With Diamonds", que se chamava algo do tipo "Você ainda pode Sonhar"

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