segunda-feira, 13 de junho de 2011

entrevista: Irina Costa

Irina Costa, foto por Flávia Correia.


      Dona de uma das melhores e mais versáteis vozes de Maceió, a cantora Irina Costa navega por vários estilos primorosamente. Nascida em Angola, mas brasileira e alagoana de coração, a cantora já participou de vários concursos musicais. Dentre eles, venceu o Lusavox por escolha do público e se apresentou no canal RTPi para mais de 141 países.
     Em entrevista exclusiva para o blog Ouvido Interativo, a musicista fala sobre sua vida, seus projetos musicais, Comusa e aspirações futuras:

(por @lud_mi_la)    

Quais as suas influências musicais?

     Sou muito eclética. Graças a Santa Cecília, padroeira da música (risos). Nasci numa família musical. Meu avô, por parte de mãe (já falecido), tocava acordeon e piano. Minha mãe também e ainda cantava. Por isso cresci num ambiente onde se ouvia de tudo: fado, MPB, bossa, Jazz, blues samba, country music, folk... A minha família é muito musical. Lembro-me de cantar desde os 04 anos. E gostava de vários estilos. MENOS do fado. 
     Na adolescência, a paixão era o rock 'n´ roll. E isso continua refletido na MDM - banda em que sou vocalista, também. Com a maturidade e o falecimento do meu avô, redescobri Portugal e o fado. Hoje, a música portuguesa faz parte de mim. 

Há alguma forma de permear o fado entre os muitos estilos de música brasileira?

     Sim. Eu faço isso a medida em que canto fado sem a guitarra portuguesa, dando nova roupagem. E não só. Uma cantora brasileira, a Mylene Pires, editou um CD com regravações dos Madredeus (que não é fado, mas que tem a mesma melancolia) e transformou aquelas canções em samba, bossa, marchinha carnavalesca, etc.
     Ah! No Brasil, o Fado é um bailado de origem afro-brasileiro. Herança cultural deixada pelos escravos que vieram da África para trabalhar nos canaviais da região. Mas isso é uma outra história...

E quanto à cantora, existe uma Irina brasileira?

     Existe mais do que isso. Existe uma Irina transita entre dois mundos; mas, sobretudo, existe uma Irina que respira e vive música. Seja para o que for. Trabalho, dirijo,acordo e adormeço com música. Falo através da música. A minha vida é uma trilha sonora.

Há quanto tempo você canta?

     Desde que me entendo por gente! (risos). Mas, a sério, há 10 anos.

Como é a receptividade do público alagoano e brasileiro ao fado?

     Muito boa. O fado (e a música portuguesa) arrebatam o coração, porque falam de sentimento, falam da alma e para a alma, falam do amor, da sina. E, ao contrário do que se pensa, tenho cada vez mais gente jovem na platéia. Porque a juventude tem uma urgência nas palavras e na expressão. O fado também.

Qual a sua opinião a respeito da cena musical alagoana?

      Incrivelmente produtiva, ávida por espaço, inquieta, talentosa. Temos mais é que nos orgulhar do que é produzido na nossa Alagoas. Olhar para o umbigo. E o que me encanta é perceber que essa mesma inquietação e esse talento-monstro  não deixa esmorecer esses alagoanos, nascidos ou de coração, que nos brindam com música de primeira qualidade, projetam Alagoas, ainda que com toda a dificuldade. Porque possibilidades existem.  



E quanto à Comusa, como ela atua entre os músicos alagoanos? Qual a importância da Cooperativa?

     A Comusa vem para formalizar o trabalho musical, onde os artistas cooperados passam a ser agentes de um processo de transformação no cenário musical de Alagoas, com o objetivo de fomentar a formação de rede entre os cooperados, minimizar a ação de intermediários e distribuir renda tendo por base a autogestão, trocando experiências e compartilhando de um ideal coletivo: DIVULGAR A MÚSICA PRODUZIDA EM ALAGOAS e levá-la ainda mais longe.
     A Cooperativa visando o fortalecimento da categoria nasce como um novo paradigma de organização da classe musical, para atuar nas esferas nacional e internacional, contribuindo com a construção de políticas públicas relacionadas à cadeia produtiva da música, tendo como principais metas: a ampliação de redes, a intercooperação entre as cooperativas de música, a difusão e circulação da música produzida em Alagoas no Brasil e no exterior, divulgação da música autoral em veículos de comunicação como rádios, internet e televisão, qualificação e profissionalização dos integrantes da cadeia produtiva da música, contribuição para que os programas de educação musical, para professores e músicos, sejam multiplicados, estimulação e implementação de iniciativas de economia solidária para o mercado da música.

Em que projetos musicais você já atuou?

     Para citar alguns: Lusavox. Mulheres que dizem sim. Outubro ou Nada. O Livro das Emergências. Abertura Nacional da Exposição "Destinos do Fado" do Pinto Português António Carmo. Gravei a participação  no CD "Cantores Alagoanos e suas músicas favoritas". E, ainda no forno, participação no CD do Junior Almeida com sua "tal sol, tal homem, tal maria" (guardada a sete chaves).

Que momento mais marcou sua carreira?

     Vencer o Lusavox (escolhida pelo público) - concurso internacional promovido pela RTPi (Televisão Portuguesa) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros - transmitido, ao vivo, para mais de 141 países, representando o Brasil e Alagoas com a música "O Cravo e a Rosa" do cantor e compositor alagoano Sóstenes Lima.

Você pensa em lançar sua música em alguma mídia como CD ou DVD?

     Quem canta quer e precisa ter um registro. Já pensei muito nisso. Ainda penso. Mas, hoje, diante da nova era que nos foi (im)posta, prefiro pensar num DVD. E é nisso que tenho firmado o pensamento. Também, claro, penso em continuar a divulgar a minha música, a música alagoana e  a  produzida em Alagoas, porque somos bons, pois temos boa música, boa gente e ótimos artistas e, sobretudo, porque a música une e quebra barreiras, eleva as pessoas, melhora o humor, enfim, faz bem à alma!


Contatos (clique para ser redirecionado):

3 comentários:

Obrigada ao Leonardo da Matta pelo convite e pela inquietação do seu "Ouvido Interativo"; à Ludmila Monteiro pela inteligência. Filha de peixe... É dessa urgência - de que falei na entrevista - que precisamos. Beijinhos

Valeu Irina!!! continue com esse ótimo trabalho e mto obrigado pela entrevista!

Linda entrevista, com essa talentosa e linda cantora!

Postar um comentário