quinta-feira, 26 de maio de 2011

Entrevista: Demodèe

     

     Formada em 2007, a banda Demodèe é um daqueles frutos que nascem por um simples propósito: o amor que seus integrantes partilham pela música. Não é por acaso que a exploração de sons e texturas musicais da banda, bem como o cuidado que dispendem em suas letras, chamam facilmente a atenção no cenário do rock alternativo alagoano.
     Em 2011, a banda teve um momento importantíssimo em sua carreira com o lançamento do primeiro registro de seu trabalho, o EP Prerrogativas Essenciais Básicas. Este belíssimo mini-álbum conta com três músicas que, com certeza, irão surpreender qualquer ouvinte que curta um bom rock.
     Este mês, a banda concedeu uma entrevista exclusiva ao Ouvido Interativo, que você confere logo em seguida:

Quais as principais influências da Demodèe?


Cada integrante da banda tem influências diversas que contribuem para sonoridade final das músicas. Os estilos que nos influenciam variam entre MPB, Rock, Música Clássica, Jazz e Bossa Nova.


Fazer musica sempre foi o primeiro plano da banda, ou vocês também tocam/tocavam covers?


No início a banda fez covers, mas sempre tivemos o objetivo de ser uma banda autoral.


Como é o processo de composição da banda?


A banda tem dois compositores, mas todos os integrantes participam do processo de criação. Geralmente, na composição da música, a melodia é criada primeiro e em seguida a letra. Posteriormente a música é trabalhada em estúdio por todos.


O EP Prerrogativas Essenciais Básicas conta com 3 músicas, 2 das quais carregadas de influências do rock clássico e uma com arranjo mais jazzístico. Estilisticamente, o modo como a música deve soar é uma preocupação da banda durante a composição, ou vocês preferem simplesmente desenvolver as boas idéias sem se preocupar com o rumo que a música tomará?



Procuramos deixar o processo de composição mais livre possível, a música vai tomando forma na medida em que cada um contribui para sua elaboração.


Quais os Equipamentos que a banda utilizou na gravação deste EP?


Guitarras: Usamos uma semi-acústica Condor Glap 2 Exotic, que foi gravada com equipamento digital;
Baixo: Usamos um Warwick Rock Bass e um Fodera;
Bateria: usamos uma Mapex Orange e Roland TDK9;
Teclado: Yamaha PSRE 313 e Kurzweil SP88x  ;
Microfone pra voz: Rode NTK.


Viver de música em Maceió é, para a grande maioria, um sonho distante, pois infelizmente nosso Estado não proporciona o incentivo à cultura que é cabido ao talento dos artistas locais, o que levou as bandas ao (des)interessante movimento de invadirem bares e adaptarem-se ao repertório cover para que pudessem ser aceitas pelo público. Para os artistas exporem sua própria arte, é preciso contar com eventos musicais isolados, fruto do esforço de poucos e que, por si só, praticamente não criam uma cena musical. Porque isso acontece?


O circuito cultural de Alagoas ainda é muito limitado, tanto pela falto de incentivo do governo quanto pela falta de interesse por parte do publico pela produção local. Até mesmo as bandas alagoanas agora é que estão acordando para se valorizarem e buscar seu espaço no cenário nacional. É um processo que leva tempo e a gente espera fazer parte dessa mudança.


A pergunta acima abordou a questão da escassez de eventos no estado, no entanto, ainda é possível perceber que existe um público sedento pela arte local, que prestigia as bandas e suas músicas. Se temos tal público, o que falta para que possamos inverter esse quadro, quais incentivos seriam necessários?


Apoio para as bandas produzirem seu material. Por mais que uma banda possa fazer shows, o que vai fazê-la crescer é a gravação com qualidade de suas músicas. É o que vai fazer esse público sedento conhecer de verdade e divulgar as bandas locais.

     Conheci a banda Demodèe por indicação de uma grande amiga, fui ouvir a banda com um certo descompromisso mas, segundos após entrar no site, já estava procurando meu fone de ouvido, sem querer tirar os olhos do monitor. Navegar pelo site é uma experiência prazerosa, que surpreende vários quesitos, desde o aspecto visual ao contato com as ótimas idéias que a banda teve para divulgar seu EP. Entre elas, merecem destaque:      

Pague com um Tweet: A idéia é usar a mídia social para divulgar o trabalho da banda. O EP pode ser baixado pelo “custo” de um tweet. Assim, a banda ganha divulgação e o ouvinte, acesso à esse ótimo trabalho gratuitamente.

Encarte Virtual: Ao baixar o EP, o ouvinte também terá acesso ao encarte virtual.

Entrevista Online: Utilizando-se do Formspring, a Demodèe respondeu às perguntas do público e exibiram as respostas no encarte virtual, gerando maior interatividade.

     Diante de tanta criatividade e paixão pela música, cabe à mim fazer ao leitor dois simples pedidos: Escute e divulgue a banda Demodèe!


Formação:

João Henrique - Vocal/Guitarra
Mamão - Bateria
Mário da Mata - Teclado/Vocal
Hugo Silva - Guitarra
Davi Coimbra - Baixo/Vocal 

Demodèe na web:

Facebook: Banda Demodèe
Orkut: Banda Demodèe

0 comentários:

Postar um comentário