terça-feira, 5 de abril de 2011

Teoria Musical Básica 04 - "Sobre Tons e Semitons"

AULA 04

TONS E SEMITONS

    No diagrama de piano acima, temos as notas musicais. É possivel observar que somente uma tecla separa as notas 'E' e 'F', bem como 'B' e 'C', chamamos esta distância entre as notas de semitom. O semitom é a menor distância entre duas notas na música ocidental. Nas demais notas, temos uma distância de dois semitons (duas teclas), distância que chamamos de tom.

ACIDENTES:

   Como podemos perceber acima, nos intervalos de um tom, temos as notas pretas no diagrama, são as notas com acidentes:
 

     Temos, portanto, a seguinte sequência:
    A) Da esquerda para a direita (do grave para o agudo): Temos o sustenido (#)
C   C#   D  D#  E  F  F#  G  G#  A  A#  B   C
                   B) Da direita para a esquerda (do agudo para o grave): Temos o bemol (b)
C  B  Bb  A  Ab  G  Gb  F  E  Eb  D  Db  C

    As notas sustenizadas sofrem o acescimo de meio tom, as bemolizadas, o decréscimo de meio tom. Deve-se observar que o intervalo entre as notas F e as notas B e C já é de meio-tom, portanto o E# é igual a F, e o Fb igual a E, bem como B# é igual a C     
     Na partitura, os acidentes aparecem de duas maneiras:

 
 Quando o acidente aparece junto à nota, ele é temporário, sendo considerado somente até o fim do compasso. No caso da melodia acima, o sol aparece como sustenido (#) no primeiro compasso, e natural no segundo.
 
Quando o acidente aparace logo após a clave, ele tem funcão permanente. Na melodia acima, qualquer nota fá que seja tocada será sustenizada, a não ser quando houver um sinal de anulação deste acidente.


    Temos também os acidentes dobrado sustenido (##), dobrado bemol (bb) e bequadro (\natural). Ao dobrado sustenido, acrescenta-se um tom à nota a que se refere e ao dobrado bemol, subtrai-se um. O bequadro serve para que o acidente seja neutralizado, voltando uma nota que era sustenizada ou bemolizada à sua condição natural.

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