terça-feira, 5 de abril de 2011

Teoria Musical Básica 03 - "figuras de tempo: estrutura e duração"

AULA 03

FIGURAS DE TEMPO:


    Chamamos de figuras de tempo os símbolos que usamos com a finalidade de representar a duração de uma determinada nota, acorde ou mesmo pausa que executamos. São elas:
 

     Estas figuras têm suas durações na razão de 1:2 cada uma. Sendo assim, a semibreve possui a mesma duração de duas mínimas, a mínima dura o mesmo tempo que duas semínimas e assim por diante. Quanto menor o valor do item “Número Relativo”, mais tempo a figura dura, observe o diagrama abaixo:

    As figuras de tempo podem possuir em sua estrutura bandeirolas, haste e cabeça:
 

    É interessante notar que todas as figuras de tempo (de som) têm cabeça, mas nem todas tem haste e bandeirola. Também vale a pena notar que, a partir da colcheia, a única diferença entre as notas está no número de bandeirolas que elas possuem. Quando temos em uma pauta várias figuras com bandeirolas, normalmente unimos as bandeirolas em grupos, chamados de células rítimicas:
 
No exemplo acima, a semínima tem a mesma duração que a célula rítmica de colcheias e que a célula rítmica de semicocheias.


PONTO DE AUMENTO:


    O ponto de aumento acrescenta à nota a metade de seu valor. Assim, ao encontrarmos uma semínima pontuada, ela tem o valor de uma semínima mais o valor de uma colcheia: 

LIGADURA DE AUMENTO:


    É uma linha curva usada para  para unir duas ou mais notas, emite-se o primeiro som e os demais são prolongamentos do primeiro:
 
 comparação entre ligadura e ponto de aumento, apesar de escritas de forma diferente, os exemplos são executados de uma mesma forma.
     Também podemos encontrar uma ligadura ligando duas notas diferentes. Esta ligadura é chamada de ligadura de expressão e sua ocorrência significa que devemos tocar as duas notas ligadas (por exemplo, na guitarra, palheta-se somente a primeira nota).
 
Comparação entre ligadura de aumento e de expressão.

0 comentários:

Postar um comentário