domingo, 6 de março de 2011

Biografia: Ben L'oncle Soul

     Nascido em 1984, em Tours, França, Benjamin Duterde foi criado por uma mãe apaixonada por música. Cresceu, se formou em Belas Artes e começou a carreira profissional de cantor em 2004, num grupo gospel chamado Tourraine Fitiavana. Não demorou muito para Ben começar a ganhar notoriedade, com sua versão soul de "Seven Nation Army", do White Stripes:

                                                                   

     Em seguida, adotou o nome de Ben L'Oncle Soul (& The Soul Wash Boys) e fez das versões de músicas dance e rock, uma marca registrada. Lançou pela Motown Records francesa o EP Soul Wash, com versões de "I Kissed a Girl", da beldade Kate Perry; "Crazy", do Gnarls Barkley; "Barbie Girl", da banda Aqua e Say You'll Be There, das Spice Girls. Seu primeiro CD, entitulado "Soulman", conta com sua música de trabalho, homônima:

                                                           

     O CD traz um charme vintage inigualável em suas músicas, que nos transportam para a época da Motown de Ray Charles e cia. Além de "Soulman", a animadíssima "Ain't Off to the Back", a linda "Partir" (cantada em fracês,com interpretação vocal sublime acompanhada de piano e cordas) e "Come Home" são os destaques desta obra-prima, que levou Ben a ganhar o Victoires de la Musique na categoria Revelação e o Globes de Cristal na categoria de Melhor Cantor Masculino, Ambos em 2011.
     Em uma geração que compõe músicas-produto, que já nascem pré-estruturadas para venda e com prazo de validade (como se a música dependesse do tempo para "apodrecer"), cada vez mais fúteis e menos sinceras, ver surgir um artista como Ben L'Oncle Soul é um alívio e prova que ainda existem artistas puros, que fazem da arte algo justificável por si só: um veículo de expressão, que comove e deixa os ouvintes boquiabertos, que marca vidas, que leva avós, pais e filhos a um mesmo show para serem transportados em um mundo fascinante: música atemporal, feita para todos que a quiserem ouvir.

                                     

0 comentários:

Postar um comentário