quinta-feira, 31 de março de 2011

Teoria Musical Básica 01 - "Os Sons Musicais"

AULA 01

OS SONS MUSICAIS:

    “O som é o efeito audível produzido por movimentos de corpos vibratórios” (CHEDIAK, Almir)
    Ao tocarmos a corda de um violão, pode-se notar que esta irá se movimentar de um lado para o outro, várias vezes por segundo. A esses ciclos por segundo, damos o nome de frequência (medida em Hertz – Hz).
     O ouvido humano é capaz de perceber sons que vão de 20 a 18.000 Hz e os mais utilizados na música ficam entre 32 e 4.000 Hz.

As propriedades do som:

1)    Altura – Trata-se de um som ser grave, médio ou agudo. A altura é determinada pela frequência: quanto maior o número de Hertz, mais agudo será o som.
2)    Intensidade – É a propriedade do som ser forte ou fraco. Pode-se tocar as notas com pouco volume (pouca intensidade) ou com muito volume (muita intensidade). Também podemos dizer que as notas podem ser tocadas com mais força ou com menos força. Ouve-se frequentemente pessoas falarem "toque mais alto", porém altura está relacionada à frequência e não ao volume do som.
3)    Timbre – É a qualidade do som. É o timbre que nos permite distinguir entre os sons do violão, piano, violoncelo, etc.
4)     Duração – É o tempo de produção do som. Trata-se o tempo que determinada nota ou acorde passa soando.

Sons com nomes!

    A música é constituída de sons (notas) e silêncio (pausas). Dentre os sons, temos as seguintes notas musicais:
DÓ, RÉ, MI FÁ SOL LÁ e SI.

Diagrama das notas musicais no piano.

    Estas podem ser utilizadas em vários ritmos, selecionadas em uma melodia (sucessão de sons) ou tocadas em uma harmonia (combinação de sons), como veremos mais adiante.

Do papel para o instrumento:

    Existem várias maneiras de representar os sons através da escrita notação musical, sendo a mais utilizada delas, a partitura. Numa partitura escrita para qualquer instrumento poderemos encontrar uma série de signos, tais como pentagrama, clave, figuras de tempo, figuras de pausa, sinais de alteração, etc. O pentagrama ou pauta são as cinco linhas horizontais onde se pode escrever música. Nela, pode-se escrever notas nas linhas e/ou nos espaços entre as linhas. Cada nota é representada por uma “bolinha” que chamamos de cabeça de nota, normalmente representadas em figuras de tempo que podem ser encontradas na imagem a seguir e que serão explicadas na aula seguinte.


Notas na partitura: supondo-se que a primeira nota seja o dó, teremos o ré na segunda nota, o mi na terceira, fá na quarta, sol na quinta, lá na sexta, si na sétima e o dó novamente na oitava nota.

    Como pudemos observar, foi preciso esclarescer na legenda qual a primeira nota para que possamos achar todas as outras seguintes. Isso acontece porque o pentagrama sozinho não tem nenhum elemento que fixe a altura das notas musicais. Para isso, precisamos das claves...


0 comentários:

Postar um comentário