quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mês do Rock (parte 2)

1968 - The Beatles - While My Guitar Gently Weeps

   George Harrison, o guitarrista principal dos Beatles foi um dos grandes instrumentistas e compositores do rock sessentista/setentista. Relativamente menos conhecido que seus dois companheiros de banda Paul McCartney e John Lennon, o guitarrista compunha canções e solos com habilidade notável.
     Uma das mais conhecidas faixas do White Album, While My Guitar Gently Weeps foi composta pelo guitarrista, inspirado por ensinamentos do I Ching e conta com o solo do mestre Eric Clapton. Como tudo que foi feito pelos Beatles na época, a canção é carregada de teorias da composição pela suposta morte de Paul McCartney, como que a letra continha trechos referentes ao fato, que os lamentos de Harrison ao fim da música seriam de tristeza pelo amigo, etc. O fato é que a música é um dos grandes clássicos do rock’n’roll e é audição obrigatória à todos que quiserem se aprofundar no gênero.





1970 - Janis Joplin - Mercedez Benz



Janis Joplin foi uma das vozes mais poderosas da história do rock. Dona de uma extensão vocal assombrosa e um timbre rouco peculiar, a cantora maravilhou ouvintes desde o início de sua carreira, na Big Brother and the Holding Company e posteriormente como artista solo, até sua morte prematura, aos 27 anos.
     Mecedez Benz é uma música acappella escrita pela artista em parceria com Michael McClure e Bob Neuwirth e foi gravada três dias antes de sua morte, no dia 1 de Outubro de 1970. Irônica, a canção é uma espécie de prece, onde Janis pedia à Deus uma Mercedez Benz, uma televisão à cores e uma noitada na cidade. No ano 2000, a canção ganhou um remix para o álbum The Greatests Hits, com batidas percussivas e melodias sob a voz de Joplin.






1970 - Creedence Clearwater Revival - Have You Ever Seen The Rain?



    A banda Creedence Clearwater Revival começou, oficialmente, em 1967, embora já atuasse com outros nomes desde 1959. O primeiro álbum da banda, lançado em 1968 já foi responsável pelo primeiro disco de ouro dos 9 que a banda conquistaria (além dos 7 de platina). O fim da banda deu-se em 1972, embora dois dos integrantes ainda atuem no projeto Creedence Cleawater Revisited.
     Ao falar de C.C.R., uma música vem logo à cabeça, a balada “pra frente” Have You Ever Seen The Rain. Oitavo single da banda à alcançar as paradas de sucesso, a música data de 1970, do álbum Pendulum e utiliza a chuva como metáfora pra os problemas que enfrentamos no dia-a-dia








1970 - Black Sabbath - Paranoid e Iron Man


     A origem de um gênero musical geralmente acontece de forma progressiva, “insinuando-se” nas obras de vários artistas até que apareça por completo. Assim é o heavy metal, que já vinha se insinuando em músicas como Born to be Wild e se solificaram com Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath. Formada em 1968, a banda produziu incontáveis músicas-hinos do gênero, arrebatou legiões de fãs e revelou Tony Iommi, Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio, além de contar com inúmeras e conturbadas participações em suas idas e vindas, como o período com Ian Gillan (ex-Deep Purple) nos vocais.
     Dentre as músicas que mais marcam o Sabbath, está Paranoid, datada de 1970, single do álbum homônimo. A música conta com os riffs poderosos de Iommi e a voz marcante de Ozzy e é uma explosão de peso e fúria setentista que elevou o rock a uma nova dimensão.






     Igualmente pesada, mas de uma forma mais cadenciada, Iron Man, do mesmo álbum virou um dos riffs mais conhecidos na história da guitarra, consolidando Iommi como um dos maiores instrumentistas do gênero, apesar de ter perdido a ponta dos dedos médio e anelar em um acidente aos 17 anos, necessitado de próteses para tocar.





1971 - Led Zeppelin - Black Dog e Rock'n'Roll


     Led Zeppelin é uma das mais influentes bandas de sua época. Dona de um estilo que transita do folk até o hard rock, galgada na voz poderosa de Robert Plant, na maestria dos riffs de Jimmy Page, na assombrosa técnica de John Bonham e na musicalidade do baixista John Paul Jones, a banda vendeu cerca de 111,5 milhões de discos somente nos Estados Unidos, sendo cerca de 27 milhões somente do clássico álbum IV.
     Black Dog abre primorosamente este álbum e foi eleita umas das maiores músicas da história do rock pela revista Rolling Stone. A música é feita em um riff 'quebrado' de Page, seguido da voz poderosa de Plant. Após alguns versos, o riff se estende e é seguido pela bateria 'reta' de John Bonham, o que acaba gerando um efeito de alternância entre a caixa e o bumbo do instrumento.






     A segunda música do álbum, Rock’n’Roll, tem sua harmonia estruturada em cima do 12 bar blues. No entanto, a furiosa guitarra de Page faz jus ao nome da música, assim como ao status de 'Banda Mais Pesada de Todos os Tempos', atribuído pela revista Rolling Stone.




1972 - Deep Purple - Highway Star e Smoke on the Water


     A fúria sonora da banda Deep Purple é tamanha que, no Guiness Book, consta como a banda com o som mais alto ao vivo no mundo. Assim como o Black Sabbath, o Deep Purple tem uma existência conturbada, revelando músicos geniais em meio a hiatos e voltas. Dentre estes, destacam-se o fundador da guitarra neoclássica Ritchie Blackmore, o vocalista Ian Gillan e o guitarrista Steve Morse.
     
     Datada de 1972, no clássico álbum Machine Head, a música Highway Star surgiu de um improviso de Gillan e Blackmore e é uma das mais próximas da época ao hard rock e metal, anunciando aquilo que estava por vir. O solo de Blackmore é inspirado na música clássica, ou como o próprio guitarrista definiu, de uma sonoridade 'Bachiana'
     




    Também deste álbum, Smoke on The Water traz um dos riffs de guitarra mais conhecidos da história do rock. A letra aborda uma história verídica, onde a banda tinha chegado a Montreaux para uma gravação em um estúdio móvel. 
     No dia anterior, Frank Zappa e sua banda, The Mother’s Invention fez um show no teatro de um cassino, nas proximidades de onde o estúdio estava alocado. No meio da música King Kong, um incêndio foi provocado por um expectador que disparou um Flare Gun no teto do estabelecimento, destruindo todo o teatro, junto aos instrumentos da banda. Os integrantes do Deep Purple observavam a fumaça se espalhar de seu hotel, do outro lago do Lago Léman, fato responsável pelo título da música, que em português seria 'fumaça na água'.
     


1972 - David Bowie - Starman


     David Bowie é conhecido por sua habilidade em mudar a aparência, mas o 'camaleão' também é dono de uma obra influente, inovadora e profunda. Nos primórdios da era Glam, o artista criou um alter-ego chamado Ziggy Stardust para o álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars. No álbum, Ziggy vem à Terra afim de salva-lá de sua destruição. No entanto, o alienígena acaba se tornando uma estrela do rock e acaba cometendo suicídio. O disco foi de um impacto imenso na cena musical da época, sendo considerado pela revista Melody Maker como o maior álbum dos anos 70.
     A canção Starman é deste álbum, e aqui no Brasil ficou famosa com a versão da banda Nenhum de Nós, chamada O Astronauta de Mármore.




     

0 comentários:

Postar um comentário