segunda-feira, 4 de julho de 2011

Guitarra de oito cordas

     Notoriamente ganhando espaço entre jazzistas, metaleiros e violonistas, os violões e guitarras de oito cordas vêm mostrando toda sua aplicabilidade no trabalho de artistas/bandas como Tossin Abassi, Terje Rypdal, The Special Purpose, Meshuggah, Rusty Cooley, entre outros.
     Para começar, a guitarra dispões de duas afinações - padrão: a afinação com dois baixos "e B G D A E B F#", com as duas ultimas cordas podendo variar a afinação, ou a afinação com um baixo e uma corda aguda, "a e B G D A E B". Com a monstruosa extensão de quase 5 oitavas (a oitava corda pode ser afinada um tom abaixo para que o instrumento tenhas exatas 5 oitavas), não tardou para o instrumento deixar as luthierias e cair nas graças das grandes fábricas, como Ibanez, Schecter, ESP, Dean, Agile, Halo, dentre outras.
     Inspirada no violão acústico de oito cordas, com patente registrada em 1966 pelo violonista Roy Connor, a guitarra de oito cordas foi manufaturada pela primeira vez em grande escala pela Ibanez em 2007, mas não tardou para que outras empresas adotassem o "novo instrumento". A seguir, vemos a perfomance de Tossin Abassi, tocando Song of Solomon com sua Ibanez equipada com EMG 808x:

   
     Outra canção de Tossin Abassi, chamada Wave of Babies traz uma fusão jazz/metal:


     A adoção da guitarra de oito cordas por músicos de outras vertentes mostra um fator importante para a aceitação dos músicos que estigmatizaram a guitarra de sete cordas como "instrumento de metaleiro", confinando a aplicabilidade do instrumento ao gênero. No momento, existem várias restrições aos instrumentos, pois fatores como o difícil acesso à cordas, que por enquanto tem de ser encomendadas nas fábricas dos Estados Unidos causam desinteresse por parte dos músicos. Outro fator importante é a amplificação ideal para o instrumento, especialmente na afinação com dois baixos, que sai muito da extensão da guitarra original.
     Independentemente dos fatores negativos, é necessário reconhecer que a guitarra de oito cordas traz toda uma nova gama de aplicações e torna o instrumento mais popular do mundo ainda mais versátil.

0 comentários:

Postar um comentário